por Gabriela Colorida
A Du Caixote Cia de Arte iniciou em Goiânia grande temporada com circulação nacional e internacional do espetáculo “A lenda do menino moderno”. Uma peça teatral inspirada na realidade virtual e gamer das crianças, que tantas vezes estão desconectadas do mundo real.
A circulação com temporada contempla apresentações em Goiânia, tanto em Teatros e espaços alternativos, como escolas da rede pública de ensino. Além de Goiás, o grupo passou pelas cidade de São Paulo-SP no Centro Cultural Olido e agora finaliza a temporada nacional no Rio de Janeiro-RJ no Espaço Tápias e parte para as apresenações internacionais no Porto em Portugal no Auditório Francisco de Assis, sendo o primeiro passo do grupo goiano para encontrar seu espaço no cenário nacional e internacional.
Na trama, Natha, um garoto completamente imerso no universo dos games, frequentemente negligencia suas obrigações e compromissos domésticos. Mas, em uma noite, ele tem um pesadelo com Bowser, o mostro do Super Mário, e é salvo pelo Saci Pererê. Juntos, eles embarcam em uma viagem pelo mundo do folclore brasileiro. Lá, o menino encontra personagens como a Iara, o Curupira, os sapos, as onças, que lhe dão uma valiosa lição sobre a importância de cuidar da natureza e todo meio ambiente, a começar por onde moramos.
O dramaturgo e diretor Vanderlei Roncato preocupou-se em incorporar à montagem a ideia de que o mundo virtual e dos games, tão presente na vida das crianças nos dias de hoje, pode ser um parceiro do mundo real. Mas para isso, “as crianças precisam vivenciar o universo dos jogos e da internet sem negligenciar o mundo real”, afirma Roncato. Canto, música e dança dinamizam a peça, tornando o espetáculo mais interessante para todos. Reforçada pela parceira com a coreógrafa Joisy Amorim e a preparadora cênica corporal Érica Bearlz, a Cia traz ao palco uma perfomance ainda mais profissional, com maturidade cênica que encanta não só as crianças mas, também, todos os adultos.
A produção conta com um elenco gabaritado e profissional, composto pelos artistas Danila Mello, Lary Camilo, Leticia Yasmin, Gabriela Colorida e Pedro Oliver, que interpretam todos os personagens, além do manuseio de bonecos, que deixam a apresentação ainda mais atraente e encantadora, ainda mais que o espetáculo tem danças e músicas cantadas ao vivo sob produção de Cleyber Ribeiro.
O cenário é todo em projeção mapeada com tecnologia 3D, criado e executado pelo VJ Paulinho Pessoa, que dialoga com a dramaturgia, que carrega essa narrativa do mundo virtual e tecnológico da contemporaneidade.
A produção fica por conta de Andreia Roncato e de Lynda Maria Roncato que planejam tudo para criar um ambiente acolhedor e divertido para as crianças e seus familiares em cada apresentação.
A apresentação contará com intérpretes em LIBRAS.
Este projeto é realizado com recursos do Programa GOYAZES do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultural. E patrocínio do Grupo Piracanjuba.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Vanderlei Roncato
Direção de Ensaio: Érica Bearlz
Direção Coreográfica: Joisy Amorim
Produção: Andreia Roncato e Lynda Maria Roncato
Produção Financeira: Ricardo Rodrigues e Luís Dórea
Produção Administrativa: Sérgio Felicio
Roteiro: Edson de Oliveira
Coreografias: Joisy Amorim, Vanderlei Roncato e Letícia Yasmin
Produção Musical: Cleyber Ribeiro
Sonoplastia/Microfonista: Aluizio Faleiro
Iluminador: Sérgio Galvão
Cenário Virtual: VJ Paulinho Pessoa
Roadie: João Gabriel Roncato
Elenco: Letícia Yasmin, Gabriela Colorida, Danila Mello, Pedro Oliver, Lary Camilo
Social Media/Designer: Gabriela Social
Produtor de Turnê: Marcelo Zamora
A D